quinta-feira, 31 de março de 2011

PROJETO XADREZ-PROF ROGERIO

Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança e o adolescente podem obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o XADREZ como recurso!


PROBLEMÁTICA
Nossas escolas estão inseridas em contextos cada vez mais complexos, onde os métodos de ensino utilizados estão distantes daquilo que o aluno busca, o que causa desinteresse e apatia por parte dos mesmos e que resulta nos fracassos que tanto nos tiram o sono e que torna o processo de ensino-aprendizagem cada dia mais difícil: parece-nos que nossos alunos não obedecem a regras nem demonstram interesse por valores morais e sociais. Surge assim a indagação: como a escola pode retomar seu papel de formadora de cidadãos críticos em meio a todas essas adversidades?


TEMÁTICA
Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo.
O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. Outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos, para sua prática. Um jogo de peças e um tabuleiro são suficientes.
No senso comum, o xadrez é visto como mais uma forma de entretenimento que o homem inventou para não ficar às vezes no ócio total, e há quem diga, com muita boa vontade, que o xadrez é o lazer dos intelectuais.
A natureza e a utilidade do xadrez não podem ser conceituadas de forma tão simplista, pois se trata de uma das formas culturais que acompanha o homem em boa parte de sua trajetória histórica. Além disso, o xadrez, com sua linguagem universal, é sem dúvida alguma um fator de integração entre os povos, e esta integração não se restringe somente ao político, geográfico e esportivo, pois esse jogo em muito tem colaborado com outras áreas do saber, bem como tem recebido valiosas contribuições de outras artes e ciências.
O valor do jogo como elemento educacional é um fator reconhecido e que não necessita ser mais discutido, embora deva ser sempre lembrado. É através do jogo que podemos estabelecer possibilidades muito variadas para incentivar o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões.
Para viver em sociedade hoje, é preciso muito mais que o simples conhecimento sobre diversas disciplinas. É necessário fazer a articulação desse conhecimento com o cotidiano, preparar-se para tomar decisões em situações que exigem raciocínio rápido. Investir em alternativas educacionais voltadas para esse pensamento é acompanhar a evolução do modelo social em que vivemos, contribuindo para sua adequação as necessidades humanas.
Hoje deter o saber historicamente acumulado não tem significado no nosso dia-a-dia, enquanto simples aquisição de conhecimento. A dinâmica social nos obriga a pensar constantemente em soluções para problemas cada vez mais imprevisíveis e urgentes.
A criatividade para as soluções desses problemas tornou-se muito mais importante do que saber respostas prontas, isto é, o caso não é adequar o problema às respostas, mas sim solucioná-lo de maneira inovadora.
Assim como é necessário encontrar essas respostas é necessário também, que a educação como um todo busque soluções para contribuir na formação de indivíduos capazes de encarar novos problemas que estão por surgir, e mais do que isso, saber que o sentido das suas ações deve estar voltado para o trabalho coletivo internalizando a lógica do bem comum como fator mais importante no convívio social.
Nesse sentido a oferta de curso de xadrez nas escolas públicas estaduais, vem se somar a esse esforço educacional em que o país inteiro está envolvido. As características desse jogo, que também é ciência, esporte e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para solução de problemas e agregada a uma proposta pedagógica estruturada; visa, sobretudo, garantir a educação integral e de qualidade que tanto buscamos: desenvolvimento intelectual e psíquico dos alunos, fornecendo uma atividade sadia para a mente dos estudantes, dando-lhes uma agradável opção ativa.
Associando ao fator conhecimento está também o caráter social do projeto que oportuniza a abertura do espaço escolar para que os alunos estejam por um período maior sob os cuidados da escola e menos expostos às companhias e influências do convívio das ruas.
A falta de concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a iniciativa para buscar soluções para problemas que surgem no cotidiano são os principais pontos que devem ser trabalhados em nossos educandos e a prática de xadrez pode ser um ponto chave nessa árdua tarefa da escola.


JUSTIFICATIVA
Goethe definiu xadrez como “a ginástica da inteligência”. Para Montaigne “o xadrez é demasiado jogo para ser ciência e demasiado ciência para ser jogo”. Já Philidor afirmou que “o xadrez como o amor e como a música tem o poder de fazer os homens felizes”. Todos estão cobertos de razão. Xadrez é tudo isso e muito, muito mais.
O xadrez é válido tanto no aspecto lúdico quanto competitivo. Ou seja, é altamente positivo para quem joga como passatempo/hobbie com os pais, irmãos, amigos, vizinhos e para quem disputa torneios, onde a competição envolve o jogador de forma mais intensa, pois ele tem por objetivo conseguir os melhores resultados possíveis.
De maneira mais sucinta podemos dizer que o xadrez proporciona a um praticante: criatividade, concentração, memorização, paciência, disciplina, respeito ao adversário, árbitros e leis e isso já são suficientes para formar um cidadão com o caráter que a sociedade exige e em condições adequadas para ser bem sucedido na vida.
Dizem que o xadrez é um esporte de elite, que somente os inteligentes podem jogar. Isso é uma grande verdade. De todos os seres que habitam a Terra, os humanos são os únicos que possuem as habilidades necessárias para o jogo: a fantástica capacidade de pensar!
A capacidade de raciocínio pode nos fazer evoluir, e o xadrez nos permite isso. A cada jogo precisamos estudar, inovar, sermos ousados, arriscarmos e, sobretudo buscarmos a vitória com uma boa estratégia. E como isso é feito? Através do raciocínio. Ele te ajuda a encontrar as melhores soluções e as jogadas mais brilhantes. Não existe coisa mais fascinante que a habilidade de raciocinar, de entender a existência das coisas e o seu porquê. E quanto mais utilizamos esta habilidade, mais a desenvolvemos, como em qualquer outra coisa. Não só no xadrez, pois não utilizamos o raciocínio só para jogar, o utilizamos para a vida.
Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar, elaboramos este Projeto, para ser implantado neste conceituado Estabelecimento de Ensino. Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e constituir, agora, uma disciplina opcional, mas no futuro, quem sabe, uma disciplina curricular obrigatória na escola.
RAZÕES


• Pedagógicas:
- Melhoria do rendimento escolar dos alunos
- Motiva a participação dos alunos na escola
- Utiliza a transdisciplinaridade como ferramenta de ensino
• Sociabilizantes:
- É fator de integração familiar, escolar e comunitária e uma prática democrática que independe da condição física, financeira, da idade ou do sexo;
- Utiliza de forma integrada e intensiva, as novas tecnologias, de informática e de comunicação.
- Tem excelente relação custo-benefício


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar, conforme Silva (1997 ) é uma atividade que proporciona o lazer e também dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico.
Ainda de acordo com (SILVA, 19971), pode ser estabelecido um quadro comparando as características do jogo de Xadrez com as suas implicações educativas:

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