quarta-feira, 23 de março de 2011

PROJETO DIDÁTICO – PLANEJAMENTO

PROJETO DIDÁTICO – PLANEJAMENTO
SEMANA DA CIDADANIA
CIDADANIA EM AÇÃO
Escola: E.E.E.F.M. CARLOS GOMES
Professor(a): Todos os professores Data: 14/03/11 a 18/03/2011
Ciclo/Ano: do CBA ao 9º e Ens. Médio
Nome do Projeto: Educação ambiental construindo cidadania.
Tema: “Preservando a vida”
Duração: 01 Semana Início: 14/03/2011
Objetivos:
Estimular a comunidade estudantil e local à participação ativa, vivenciando experiências de exercício de cidadania, adotando práticas esportivas e cuidado com o meio ambiente como atividades essenciais para uma vida saudável.








Justificativa:
São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. O projeto Educação ambiental Construindo Cidadania proporcionará ao aluno situações em que possam pôr em prática sua capacidade de atuação, com fornecimento das informações, explicitação e discussão das regras e normas desta escola, e uma promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos mesmos.
Habilidades:
- Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
- Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente.
Material Necessário: Papéis, cartolina, lápis de cor, cola, fita adesiva, tesoura, televisão, DVD, filmes, data show, computador, pendrive e outros.


Textos e bibliografia sobre o tema:
Ofício do professor nº 06 – Meio ambiente e qualidade de vida, Fundação Victor Civita, 2002.
PCN Parâmetros Curriculares Nacionais -Temas Transversais.
Planejamento interdisciplinar:
Arte (teatro e música); Geografia (pesquisa e imagens dos problemas ambientais de nossa cidade); Matemática (situações problemas, quantidade, gráficos, contagem dos objetos...); Ciências e Biologia (conhecer doenças transmitidas pelos poluentes e trabalho com higiene); Língua Port. (Leitura e produção de textos, gêneros literários); LEM. Inglês e Espanhol (produção de frases, cartazes); Sociologia e História (conhecimentos sociais e pesquisa); Filosofia e Educação Religiosa (Consciência ética, valorização do amor à vida e à natureza); Química (matéria, reações químicas, ácidos e bases); Física (tipos de aterros sanitários, gases).


Avaliação e produtos: Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada à educação ambiental: - a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade.





CRONOGRAMA
Atividades Datas
01 Abertura
Momento cívico- Hino Nacional, Hino de Rondônia, Hino de Cacoal
Reflexão: O que é Cidadania?
Projeto Meio Ambiente ( Conceito e relatos sobre as modificações do ambiente em nossa cidade.)

*A organização das turmas acontecerá por agrupamento em 3 momentos para que todas participem em cada horário. 14/03/11
02 Desenvolvimento das atividades em sala de aula, de acordo com o cronograma das atividades escolhidas pelo professor e sua turma.
Observação: Até dia 16/03/2011, o professor deverá repassar para a equipe pedagógica a definição da atividade para apresentação de cada turma para organização do cronograma. 14 a 17/03/2011
03 Socialização das apresentações no auditório. 18/03/2011











Subtemas para embasamento das atividades:
- Ecologia;
- Preservação da Natureza;
-Mudanças de atitude ambiental;
- Reciclagem;
-Desenvolvimento Sustentável;
-Higiene e limpeza da escola, casa e comunidade local;
-Coleta seletiva;
-Consumo racional de água;
-Poluição Ambiental;
-Efeito Estufa;
-Aquecimento Global;
-Ecossistema;
-Responsabilidade Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;