quinta-feira, 31 de março de 2011

CONTINUAÇAO DO PROJETO XADREZ

Segundo Váron (2004 ) Mestre Internacional de Xadrez citada por Resende (20042), alguns benefícios que o jogo de Xadrez pode oferecer no desenvolvimento das crianças ou em qualquer um de seus praticantes são:
Ensinar Xadrez é repassar valores éticos e potencializar habilidades. O ensino e aprendizagem do Xadrez vão trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a Matemática (VARÓN, 20042). Além disso, para a colombiana, o Xadrez também estimula os seguintes fatores: respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar e perder, humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e as relações entre pais e filhos (VARÓN, 20042).
A prática do Xadrez nas escolas segundo Neto (2004) apresenta claramente o progresso dos seguintes aspectos:
- Desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais, afetivas, e morais dos estudantes.
- Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.
- Inclusão Social.

E ainda,
A atividade enxadrística realizada no contexto educacional permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.) e é acessível aos estudantes situados em qualquer altura da grade escolar. No ambiente escolar as atividades podem ser planejadas por séries, permitindo igual envolvimento dos estudantes, mesmo que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir como elemento motivador para a superação das mesmas.
Já as características de socialização, advindas da prática do Xadrez, são comuns ao conjunto de atividades lúdicas e das práticas esportivas educacionais. Elas se encontram dentro do conjunto maior de atividades que favorecem o desenvolvimento social (artes em geral, festividades, serviços da comunidade local, etc.)3.
O Xadrez além de contribuir na formação e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também pode:
• Contribuir para a educação voltada à interação social na busca pela formação integral do cidadão.
• Despertar o espírito reflexivo e crítico.
• Ampliar a capacidade para tomada de decisões.
• Desenvolver a inteligência espacial.
• Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa.
• Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto.
• Desenvolver a capacidade de comunicação.
• Desenvolver a capacidade de aprender.
• Formular hipóteses e prever resultados.
• Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.
• Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.

Assim, de uma forma geral, percebe-se que a inserção das atividades que envolvem o ensino e aprendizagem do Xadrez nas escolas vem contribuir na formação de indivíduos (alunos) e pessoas capazes de enfrentar os diversos desafios que estão por surgir (ZANELLA, 2006) e, mais do que isso, saber que suas ações e atitudes voltam-se para o processo do desenvolvimento cognitivo, pois se acredita que este possa viabilizar respaldo intelectual nos vários contextos em que estão inseridos, contribuindo na constituição de cidadãos mais preparados tanto para os fenômenos da natureza, quanto das surpresas provocadas pelo próprio homem.


OBJETIVOS
• Gerais:
- Implantar o xadrez como opção esportiva aos escolares;
- Reforçar a imagem do desporto brasileiro em sua vertente intelectiva;
- Aumentar o número de enxadristas demonstrando seus benefícios à comunidade;
- Oportunizar o reconhecimento social dos jovens talentos.
• Específicos:
- aprender a jogar xadrez;
- propiciar a melhoria do poder de concentração com a conseqüente otimização do aproveitamento dos educandos nas outras disciplinas escolares;
- prever prováveis conseqüências de atos próprios e alheios, tomando decisões vinculadas à resolução de problemas;
- obter agilidade de pensamento;
- obter noção de troca, por meio do valor comparado das peças do xadrez;
- estimular a valorização da participação em equipe;
- ter autoconfiança e autocontrole.


METODOLOGIA / AÇÕES

As aulas de xadrez poderão atender aos alunos do Ensino fundamental e Ensino Médio.
Cada turma será composta de no máximo 20 alunos.
Serão utilizados como estratégias de ensino:
- aulas expositivas, seguidas de exercícios práticos;
-Resolução de atividades teóricas sobre conteúdos enxadrísticos;
- apresentação de filmes;
- jogos pré-enxadrísticos;
- Montagem e resolução de quebra-cabeças;
- torneios internos e externos, dentre outras.

• Nas turmas das séries iniciais as aulas ocorrerão uma vez por semana nas aulas de educação física;
• Nas turmas de 6º ano EF ao 3º ano EM as aulas serão ministradas no contra turno uma vez por semana;
• Antes do início das aulas, no recreio e no final da aula os alunos poderão praticar xadrez nas mesas na entrada da escola, aproveitando melhor seu tempo, e conseqüentemente, diminuindo agressões, vandalismo dentre outras atitudes reprováveis;
• A escola também oferecerá para a comunidade em geral um horário para que todos aqueles que desejarem aprender este jogo milenar, nas segundas-feiras à noite das 19:00h às 20:30h.



PÚBLICO – ALVO:
Esse projeto abrange alunos de todas as turmas da escola (Ensino fundamental e Médio), cada qual no seu nível de conhecimento;



CRONOGRAMA:
As atividades deste projeto serão desenvolvidas durante todo o ano letivo, portanto seu tempo de duração é indeterminado podendo ser renovado a cada ano;



AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem com caráter formativo. Poderá ser feito por meio de observação (comportamento e atitudes – atenção, concentração, julgamento, memória, paciência, autocontrole, relacionamento interpessoal) participação e/ou questionamento aos educandos.
A avaliação também será realizada por meio de formulário específico, ao final de cada semestre, para que os alunos, pais e direção opinem sobre a implantação do projeto para análise e conseqüentemente para melhoria do mesmo.



REFERÊNCIAS

HORIGUTI, A. M. Xadrez: O Jogo que Educa. (s.d). Disponível em:
Acesso em: 21 mar. 2006.
NETO, J. S. Xadrez Escolar: Um Instrumento Multidisciplinar numa Escola de Qualidade. 2004. Disponível em:

Acesso em: 03 abr. 2006.
RESENDE, C. Os Benefícios do Xadrez para as Crianças. 2004. Disponível em:
Acesso em: 31 mar. 2006.
SILVA, W. da. Xadrez nas Escolas. 1997. Disponível em:

Acesso em: 03 dez. 2005.
ZANELLA, I. A. Xadrez: Um Recurso Para o Ensino da Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. 2006. (Monografia).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FEXERJ (www.fexerj.com.br) E AJAX
O xadrez e a educação: Prof. Antônio Villar Marques de Sá;
O xadrez e a pedagogia: Prof. Wilson Silva;
Inteligências múltiplas – a teoria na prática: Howard Gardner.

Sites:
www.clubedexadrez.com.br
www.cex.org.br
www.xadrez.altervista.org
www.xadrezonline.uol.com.br
www.pucsp.br
www.persocom.com.br
WWW.chesstempo.com



RECURSOS
• Humanos:
- professores de xadrez e alunos;
• Materiais:
- Mural pedagógico;
- Tabuleiro e peças de xadrez para os alunos;
- Material apostilado de conteúdo enxadrístico;
- Livros de xadrez;
- Relógios de xadrez;
- Materiais básicos (caderno, lápis, borracha, lápis de cor, régua, etc);
- Sala de aula com mesas e cadeiras;
- Troféus e medalhas para premiação dos torneios;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;