quinta-feira, 31 de março de 2011 0 comentários
0 comentários
0 comentários

CONTINUAÇAO DO PROJETO XADREZ

Segundo Váron (2004 ) Mestre Internacional de Xadrez citada por Resende (20042), alguns benefícios que o jogo de Xadrez pode oferecer no desenvolvimento das crianças ou em qualquer um de seus praticantes são:
Ensinar Xadrez é repassar valores éticos e potencializar habilidades. O ensino e aprendizagem do Xadrez vão trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a Matemática (VARÓN, 20042). Além disso, para a colombiana, o Xadrez também estimula os seguintes fatores: respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar e perder, humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e as relações entre pais e filhos (VARÓN, 20042).
A prática do Xadrez nas escolas segundo Neto (2004) apresenta claramente o progresso dos seguintes aspectos:
- Desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais, afetivas, e morais dos estudantes.
- Desenvolvimento profissional dos professores e envolvimento no trabalho.
- Inclusão Social.

E ainda,
A atividade enxadrística realizada no contexto educacional permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.) e é acessível aos estudantes situados em qualquer altura da grade escolar. No ambiente escolar as atividades podem ser planejadas por séries, permitindo igual envolvimento dos estudantes, mesmo que apresentem dificuldades ou defasagem de aprendizagem em disciplinas curriculares, podendo servir como elemento motivador para a superação das mesmas.
Já as características de socialização, advindas da prática do Xadrez, são comuns ao conjunto de atividades lúdicas e das práticas esportivas educacionais. Elas se encontram dentro do conjunto maior de atividades que favorecem o desenvolvimento social (artes em geral, festividades, serviços da comunidade local, etc.)3.
O Xadrez além de contribuir na formação e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também pode:
• Contribuir para a educação voltada à interação social na busca pela formação integral do cidadão.
• Despertar o espírito reflexivo e crítico.
• Ampliar a capacidade para tomada de decisões.
• Desenvolver a inteligência espacial.
• Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa.
• Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto.
• Desenvolver a capacidade de comunicação.
• Desenvolver a capacidade de aprender.
• Formular hipóteses e prever resultados.
• Elaborar estratégias de enfrentamento das questões.
• Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.

Assim, de uma forma geral, percebe-se que a inserção das atividades que envolvem o ensino e aprendizagem do Xadrez nas escolas vem contribuir na formação de indivíduos (alunos) e pessoas capazes de enfrentar os diversos desafios que estão por surgir (ZANELLA, 2006) e, mais do que isso, saber que suas ações e atitudes voltam-se para o processo do desenvolvimento cognitivo, pois se acredita que este possa viabilizar respaldo intelectual nos vários contextos em que estão inseridos, contribuindo na constituição de cidadãos mais preparados tanto para os fenômenos da natureza, quanto das surpresas provocadas pelo próprio homem.


OBJETIVOS
• Gerais:
- Implantar o xadrez como opção esportiva aos escolares;
- Reforçar a imagem do desporto brasileiro em sua vertente intelectiva;
- Aumentar o número de enxadristas demonstrando seus benefícios à comunidade;
- Oportunizar o reconhecimento social dos jovens talentos.
• Específicos:
- aprender a jogar xadrez;
- propiciar a melhoria do poder de concentração com a conseqüente otimização do aproveitamento dos educandos nas outras disciplinas escolares;
- prever prováveis conseqüências de atos próprios e alheios, tomando decisões vinculadas à resolução de problemas;
- obter agilidade de pensamento;
- obter noção de troca, por meio do valor comparado das peças do xadrez;
- estimular a valorização da participação em equipe;
- ter autoconfiança e autocontrole.


METODOLOGIA / AÇÕES

As aulas de xadrez poderão atender aos alunos do Ensino fundamental e Ensino Médio.
Cada turma será composta de no máximo 20 alunos.
Serão utilizados como estratégias de ensino:
- aulas expositivas, seguidas de exercícios práticos;
-Resolução de atividades teóricas sobre conteúdos enxadrísticos;
- apresentação de filmes;
- jogos pré-enxadrísticos;
- Montagem e resolução de quebra-cabeças;
- torneios internos e externos, dentre outras.

• Nas turmas das séries iniciais as aulas ocorrerão uma vez por semana nas aulas de educação física;
• Nas turmas de 6º ano EF ao 3º ano EM as aulas serão ministradas no contra turno uma vez por semana;
• Antes do início das aulas, no recreio e no final da aula os alunos poderão praticar xadrez nas mesas na entrada da escola, aproveitando melhor seu tempo, e conseqüentemente, diminuindo agressões, vandalismo dentre outras atitudes reprováveis;
• A escola também oferecerá para a comunidade em geral um horário para que todos aqueles que desejarem aprender este jogo milenar, nas segundas-feiras à noite das 19:00h às 20:30h.



PÚBLICO – ALVO:
Esse projeto abrange alunos de todas as turmas da escola (Ensino fundamental e Médio), cada qual no seu nível de conhecimento;



CRONOGRAMA:
As atividades deste projeto serão desenvolvidas durante todo o ano letivo, portanto seu tempo de duração é indeterminado podendo ser renovado a cada ano;



AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem com caráter formativo. Poderá ser feito por meio de observação (comportamento e atitudes – atenção, concentração, julgamento, memória, paciência, autocontrole, relacionamento interpessoal) participação e/ou questionamento aos educandos.
A avaliação também será realizada por meio de formulário específico, ao final de cada semestre, para que os alunos, pais e direção opinem sobre a implantação do projeto para análise e conseqüentemente para melhoria do mesmo.



REFERÊNCIAS

HORIGUTI, A. M. Xadrez: O Jogo que Educa. (s.d). Disponível em:
Acesso em: 21 mar. 2006.
NETO, J. S. Xadrez Escolar: Um Instrumento Multidisciplinar numa Escola de Qualidade. 2004. Disponível em:

Acesso em: 03 abr. 2006.
RESENDE, C. Os Benefícios do Xadrez para as Crianças. 2004. Disponível em:
Acesso em: 31 mar. 2006.
SILVA, W. da. Xadrez nas Escolas. 1997. Disponível em:

Acesso em: 03 dez. 2005.
ZANELLA, I. A. Xadrez: Um Recurso Para o Ensino da Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. 2006. (Monografia).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
FEXERJ (www.fexerj.com.br) E AJAX
O xadrez e a educação: Prof. Antônio Villar Marques de Sá;
O xadrez e a pedagogia: Prof. Wilson Silva;
Inteligências múltiplas – a teoria na prática: Howard Gardner.

Sites:
www.clubedexadrez.com.br
www.cex.org.br
www.xadrez.altervista.org
www.xadrezonline.uol.com.br
www.pucsp.br
www.persocom.com.br
WWW.chesstempo.com



RECURSOS
• Humanos:
- professores de xadrez e alunos;
• Materiais:
- Mural pedagógico;
- Tabuleiro e peças de xadrez para os alunos;
- Material apostilado de conteúdo enxadrístico;
- Livros de xadrez;
- Relógios de xadrez;
- Materiais básicos (caderno, lápis, borracha, lápis de cor, régua, etc);
- Sala de aula com mesas e cadeiras;
- Troféus e medalhas para premiação dos torneios;
0 comentários

CLICA NA IMAGEM QUE ELA ABRE

0 comentários

PROJETO XADREZ-PROF ROGERIO

Nossa idéia é que em uma época em que os conhecimentos se ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, a melhor ferramenta que a criança e o adolescente podem obter em sua escolaridade é um PENSAMENTO ORGANIZADO, utilizando para isso o XADREZ como recurso!


PROBLEMÁTICA
Nossas escolas estão inseridas em contextos cada vez mais complexos, onde os métodos de ensino utilizados estão distantes daquilo que o aluno busca, o que causa desinteresse e apatia por parte dos mesmos e que resulta nos fracassos que tanto nos tiram o sono e que torna o processo de ensino-aprendizagem cada dia mais difícil: parece-nos que nossos alunos não obedecem a regras nem demonstram interesse por valores morais e sociais. Surge assim a indagação: como a escola pode retomar seu papel de formadora de cidadãos críticos em meio a todas essas adversidades?


TEMÁTICA
Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades, é necessário dedicação e estudo.
O xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista (jogador de xadrez) pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. Outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos, para sua prática. Um jogo de peças e um tabuleiro são suficientes.
No senso comum, o xadrez é visto como mais uma forma de entretenimento que o homem inventou para não ficar às vezes no ócio total, e há quem diga, com muita boa vontade, que o xadrez é o lazer dos intelectuais.
A natureza e a utilidade do xadrez não podem ser conceituadas de forma tão simplista, pois se trata de uma das formas culturais que acompanha o homem em boa parte de sua trajetória histórica. Além disso, o xadrez, com sua linguagem universal, é sem dúvida alguma um fator de integração entre os povos, e esta integração não se restringe somente ao político, geográfico e esportivo, pois esse jogo em muito tem colaborado com outras áreas do saber, bem como tem recebido valiosas contribuições de outras artes e ciências.
O valor do jogo como elemento educacional é um fator reconhecido e que não necessita ser mais discutido, embora deva ser sempre lembrado. É através do jogo que podemos estabelecer possibilidades muito variadas para incentivar o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões.
Para viver em sociedade hoje, é preciso muito mais que o simples conhecimento sobre diversas disciplinas. É necessário fazer a articulação desse conhecimento com o cotidiano, preparar-se para tomar decisões em situações que exigem raciocínio rápido. Investir em alternativas educacionais voltadas para esse pensamento é acompanhar a evolução do modelo social em que vivemos, contribuindo para sua adequação as necessidades humanas.
Hoje deter o saber historicamente acumulado não tem significado no nosso dia-a-dia, enquanto simples aquisição de conhecimento. A dinâmica social nos obriga a pensar constantemente em soluções para problemas cada vez mais imprevisíveis e urgentes.
A criatividade para as soluções desses problemas tornou-se muito mais importante do que saber respostas prontas, isto é, o caso não é adequar o problema às respostas, mas sim solucioná-lo de maneira inovadora.
Assim como é necessário encontrar essas respostas é necessário também, que a educação como um todo busque soluções para contribuir na formação de indivíduos capazes de encarar novos problemas que estão por surgir, e mais do que isso, saber que o sentido das suas ações deve estar voltado para o trabalho coletivo internalizando a lógica do bem comum como fator mais importante no convívio social.
Nesse sentido a oferta de curso de xadrez nas escolas públicas estaduais, vem se somar a esse esforço educacional em que o país inteiro está envolvido. As características desse jogo, que também é ciência, esporte e arte, estão diretamente relacionadas à formulação de estratégias para solução de problemas e agregada a uma proposta pedagógica estruturada; visa, sobretudo, garantir a educação integral e de qualidade que tanto buscamos: desenvolvimento intelectual e psíquico dos alunos, fornecendo uma atividade sadia para a mente dos estudantes, dando-lhes uma agradável opção ativa.
Associando ao fator conhecimento está também o caráter social do projeto que oportuniza a abertura do espaço escolar para que os alunos estejam por um período maior sob os cuidados da escola e menos expostos às companhias e influências do convívio das ruas.
A falta de concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a iniciativa para buscar soluções para problemas que surgem no cotidiano são os principais pontos que devem ser trabalhados em nossos educandos e a prática de xadrez pode ser um ponto chave nessa árdua tarefa da escola.


JUSTIFICATIVA
Goethe definiu xadrez como “a ginástica da inteligência”. Para Montaigne “o xadrez é demasiado jogo para ser ciência e demasiado ciência para ser jogo”. Já Philidor afirmou que “o xadrez como o amor e como a música tem o poder de fazer os homens felizes”. Todos estão cobertos de razão. Xadrez é tudo isso e muito, muito mais.
O xadrez é válido tanto no aspecto lúdico quanto competitivo. Ou seja, é altamente positivo para quem joga como passatempo/hobbie com os pais, irmãos, amigos, vizinhos e para quem disputa torneios, onde a competição envolve o jogador de forma mais intensa, pois ele tem por objetivo conseguir os melhores resultados possíveis.
De maneira mais sucinta podemos dizer que o xadrez proporciona a um praticante: criatividade, concentração, memorização, paciência, disciplina, respeito ao adversário, árbitros e leis e isso já são suficientes para formar um cidadão com o caráter que a sociedade exige e em condições adequadas para ser bem sucedido na vida.
Dizem que o xadrez é um esporte de elite, que somente os inteligentes podem jogar. Isso é uma grande verdade. De todos os seres que habitam a Terra, os humanos são os únicos que possuem as habilidades necessárias para o jogo: a fantástica capacidade de pensar!
A capacidade de raciocínio pode nos fazer evoluir, e o xadrez nos permite isso. A cada jogo precisamos estudar, inovar, sermos ousados, arriscarmos e, sobretudo buscarmos a vitória com uma boa estratégia. E como isso é feito? Através do raciocínio. Ele te ajuda a encontrar as melhores soluções e as jogadas mais brilhantes. Não existe coisa mais fascinante que a habilidade de raciocinar, de entender a existência das coisas e o seu porquê. E quanto mais utilizamos esta habilidade, mais a desenvolvemos, como em qualquer outra coisa. Não só no xadrez, pois não utilizamos o raciocínio só para jogar, o utilizamos para a vida.
Sentindo a importância que o jogo de xadrez tem hoje no âmbito escolar, elaboramos este Projeto, para ser implantado neste conceituado Estabelecimento de Ensino. Trata-se de um instrumento de grande relevância para divulgar e difundir o xadrez, tornando-o popular e objeto de estudo para ser admirado, praticado e constituir, agora, uma disciplina opcional, mas no futuro, quem sabe, uma disciplina curricular obrigatória na escola.
RAZÕES


• Pedagógicas:
- Melhoria do rendimento escolar dos alunos
- Motiva a participação dos alunos na escola
- Utiliza a transdisciplinaridade como ferramenta de ensino
• Sociabilizantes:
- É fator de integração familiar, escolar e comunitária e uma prática democrática que independe da condição física, financeira, da idade ou do sexo;
- Utiliza de forma integrada e intensiva, as novas tecnologias, de informática e de comunicação.
- Tem excelente relação custo-benefício


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar, conforme Silva (1997 ) é uma atividade que proporciona o lazer e também dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico.
Ainda de acordo com (SILVA, 19971), pode ser estabelecido um quadro comparando as características do jogo de Xadrez com as suas implicações educativas:
0 comentários
quarta-feira, 23 de março de 2011 0 comentários

VISITA DA CEGONHA






A cegonha visitou o casal de professores Paulo e Andreia
Eles estão esperando Beatriz
E nós juntos com eles já estamos mimando o bebê mesmo antes dele nascer.
Beatriz já é o xodó da escola
0 comentários




0 comentários



0 comentários

PROJETO DIDÁTICO – PLANEJAMENTO

PROJETO DIDÁTICO – PLANEJAMENTO
SEMANA DA CIDADANIA
CIDADANIA EM AÇÃO
Escola: E.E.E.F.M. CARLOS GOMES
Professor(a): Todos os professores Data: 14/03/11 a 18/03/2011
Ciclo/Ano: do CBA ao 9º e Ens. Médio
Nome do Projeto: Educação ambiental construindo cidadania.
Tema: “Preservando a vida”
Duração: 01 Semana Início: 14/03/2011
Objetivos:
Estimular a comunidade estudantil e local à participação ativa, vivenciando experiências de exercício de cidadania, adotando práticas esportivas e cuidado com o meio ambiente como atividades essenciais para uma vida saudável.








Justificativa:
São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos apreendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação da identidade como cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e capazes de atitudes de proteção e melhoria em relação a ele. O projeto Educação ambiental Construindo Cidadania proporcionará ao aluno situações em que possam pôr em prática sua capacidade de atuação, com fornecimento das informações, explicitação e discussão das regras e normas desta escola, e uma promoção de atividades que possibilitem uma participação concreta dos mesmos.
Habilidades:
- Identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente;
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo, para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
- Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas, tanto local quanto globalmente.
Material Necessário: Papéis, cartolina, lápis de cor, cola, fita adesiva, tesoura, televisão, DVD, filmes, data show, computador, pendrive e outros.


Textos e bibliografia sobre o tema:
Ofício do professor nº 06 – Meio ambiente e qualidade de vida, Fundação Victor Civita, 2002.
PCN Parâmetros Curriculares Nacionais -Temas Transversais.
Planejamento interdisciplinar:
Arte (teatro e música); Geografia (pesquisa e imagens dos problemas ambientais de nossa cidade); Matemática (situações problemas, quantidade, gráficos, contagem dos objetos...); Ciências e Biologia (conhecer doenças transmitidas pelos poluentes e trabalho com higiene); Língua Port. (Leitura e produção de textos, gêneros literários); LEM. Inglês e Espanhol (produção de frases, cartazes); Sociologia e História (conhecimentos sociais e pesquisa); Filosofia e Educação Religiosa (Consciência ética, valorização do amor à vida e à natureza); Química (matéria, reações químicas, ácidos e bases); Física (tipos de aterros sanitários, gases).


Avaliação e produtos: Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada à educação ambiental: - a relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar; - o exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade.





CRONOGRAMA
Atividades Datas
01 Abertura
Momento cívico- Hino Nacional, Hino de Rondônia, Hino de Cacoal
Reflexão: O que é Cidadania?
Projeto Meio Ambiente ( Conceito e relatos sobre as modificações do ambiente em nossa cidade.)

*A organização das turmas acontecerá por agrupamento em 3 momentos para que todas participem em cada horário. 14/03/11
02 Desenvolvimento das atividades em sala de aula, de acordo com o cronograma das atividades escolhidas pelo professor e sua turma.
Observação: Até dia 16/03/2011, o professor deverá repassar para a equipe pedagógica a definição da atividade para apresentação de cada turma para organização do cronograma. 14 a 17/03/2011
03 Socialização das apresentações no auditório. 18/03/2011











Subtemas para embasamento das atividades:
- Ecologia;
- Preservação da Natureza;
-Mudanças de atitude ambiental;
- Reciclagem;
-Desenvolvimento Sustentável;
-Higiene e limpeza da escola, casa e comunidade local;
-Coleta seletiva;
-Consumo racional de água;
-Poluição Ambiental;
-Efeito Estufa;
-Aquecimento Global;
-Ecossistema;
-Responsabilidade Ambiental.
0 comentários

laboratorio de informatica

terça-feira, 22 de março de 2011 0 comentários

BAIXE power point

EROSAO E DESERTIFICAÇAO
0 comentários

AULA NO LABORATÓRIO

terça-feira, 15 de março de 2011 0 comentários
PROJETO POWER POINT

PUBLICO ALVO: 5º ano TEMPO PREVISTO: 3 semanas

JUSTIFICATIVA

Importância do Power Point:
Atualmente o domínio da ferramenta Power point tornou-se fundamental, visto que grande parte das apresentações em cursos, escolas, faculdades e reuniões utilizam projetores para ilustrar melhor as idéias apresentadas pelo orador. O uso do Power point é simples e o produto é rápido de ser dominado. Vantagens de uma apresentação em slides:
- Controle remoto ou manual, durável, sequência flexível, atua como roteiro, colorido ou preto-e-branco, interatividade e maior número de recursos.

OBJETIVOS
Apresentar conteúdos usando a ferramenta Power point.
Ensinar usando o visual do Power point.
Dar aos alunos um conhecimento de como fazer um Power point para apresentar seus trabalhos em sala de aula.

AVALIAÇÃO:
Apresentação dos slides

APLICADO PELA PROFESSORA CELY TEIXEIRA
0 comentários

Inserindo GIFs animados em apresentações do PowerPoint




sexta-feira, 11 de março de 2011 0 comentários

PARABENS


A Escola felicita D.NILDA pelos 30 anos de dedicação exclusiva.
Ela se tornou personagem importante no contexto escolar por ter exercido seu trabalho com tanto esmero.Ela abraçou e assumiu plenamente sua função nunca se esquecendo de que toda vocação só se consegue concretizar com muita dedicação qualidade essa que ela tem sobrando .
D.Nilda dedicou 30 anos de sua vida aos outros mas nunca foi um sacrifício para ela pois tornou sua experiência divertida em um intenso esforço aplicado para um fim significativo.
Agora é só aguardar pela aposentadoria.
quinta-feira, 10 de março de 2011 0 comentários

COM CARINHO

"Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo timida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo fragil é poderosa!"

** FELIZ DIA DA MULHER **

0 comentários

AMIGO DA ESCOLA


Danilo ex aluno da escola tem sido muito prestativo e vem desenvolvendo atividades relevantes como amigo da escola.
Que bom seria que a escola tivesse vários amigos como Danilo Marques Pereira.
A você Danilo os nossos mais sinceros agradecimentos.
quinta-feira, 3 de março de 2011 0 comentários

FALTA DE SERVIDORES NA ESCOLA

A falta de servidores da limpeza leva as diretores a ajudarem na faxina do pátio.
Espera-se servidores para desenvolver várias funções na escola porque a escola alem de estar num estado precário não pode ficar suja.



quarta-feira, 2 de março de 2011 0 comentários

PONTO DE VISTA

ESCOLA 2011-03-02

PONTO DE VISTA

À escola Carlos Gomes deu inicio suas aulas no dia 7 de fevereiro de 2011 com 942 alunos, mesmo a escola estando estado completamente precário.
A escola precisa de uma reforma urgente pois o prédio está completamente danificado mesmo assim os trabalhadores da escola tem feito seu trabalho com dedicação e nossos alunos tem sido destaques em concursos.
Espera-se essa reforma há décadas e cada vez a escola tem se deteriorado tornando o trabalho de todos muito complicado.
Gostaria de saber como você se sentiria dentro de uma sala de aula com esse calor onde não tem ventilação?
Se quer ter certeza do que falo venha nos visitar.

(Cely Teixeira)
 
;